segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Proclamação da República - Garantia de bem comum?

República vem do latim res publica, "coisa pública" é uma forma de governo na qual o chefe do Estado é eleito pelos cidadãos ou seus representantes, tendo a sua chefia uma duração limitada.
A proposta de uma República é o de garantir o bem comum.  Mas será que essa é uma realidade em nosso país? Alguns fatores mostram que o nosso Estado não está se comprometendo com a essência de seu próprio existir.
Somos uma das maiores economias atuais, mas o Brasil não enriquece de maneira justa. Fazemos parte do G20, ou seja, estamos entre os 20 países mais poderosos do mundo mas o ocupamos a 73ª posição entre 169 países no IDH ( Índice de Desenvolvimento Humano )2010.   Parece que vivemos uma contradição.  A verdade é que  30 milhões de pessoas (15,5% da população) vivem com menos de R$ 140 ao mês.  Nota-se que um percentual pequeno do nosso país possui a maior fatia do bolo de toda a riqueza.

Conclusão: O Estado tem a nobre missão de ajustar a nossa economia para que mais pessoas tenham melhor qualidade de vida.  O governo Lula tem investido no Programa Bolsa Família para tentar melhorar a situação de uma grande massa de brasileiros .  É um socorro para muitos, porém, se a Educação, Saúde e Segurança não forem seriamente trabalhados, pessoas desfavorecidas continuarão recebendo o "Cala Boca Família", enquanto alguns poucos por cento controlarão quase toda a riqueza brasileira.
E viva a República Brasileira. Que ela exista para o bem comum.

Anderson Fraga - Sr Pitaco  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça um Blogueiro Feliz. Dê aqui o seu Pitaco.
Agradecemos desde já!!!